O caçador de planetas da NASA está a caminho para orbitar - Saiba Já! Jornal Online

Post Top Ad

O caçador de planetas da NASA está a caminho para orbitar

Foguete Falcon 9 com espaçonave NASA TESS a bordo de estrias para cima através do céu
Um foguete SpaceX Falcon 9 sobe após decolar do Complexo de Lançamento Espacial 40 na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, carregando o Satélite de Levantamento de Exoplaneta (TESS) da NASA. A decolagem foi às 18h51. A TESS irá procurar planetas fora do nosso sistema solar. A missão encontrará exoplanetas que periodicamente bloqueiam parte da luz de suas estrelas hospedeiras, eventos chamados de trânsitos. O satélite pesquisará as estrelas mais próximas e mais brilhantes por dois anos para procurar por exoplanetas em trânsito.
Créditos: NASA / Kim Shiflett
O Transmission Exoplanet Survey Satellite (TENS) da NASA lançou a primeira missão do gênero para encontrar mundos além do nosso sistema solar, incluindo alguns que poderiam suportar a vida.
A TESS, que deve encontrar milhares de novos exoplanetas orbitando estrelas próximas, decolou às 6h51 da quarta-feira (horário local) em um foguete SpaceX Falcon 9 do Complexo de Lançamento Espacial 40 da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida. Às 19h53, os painéis solares gêmeos que irão alimentar a espaçonave serão implantados com sucesso.
"Estamos emocionados que a TESS esteja a caminho para nos ajudar a descobrir mundos que ainda não imaginamos, mundos que poderiam ser habitáveis ​​ou abrigar vida", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas da NASA em Washington. “Com missões como o Telescópio Espacial James Webb para nos ajudar a estudar os detalhes desses planetas, estamos cada vez mais perto de descobrir se estamos sozinhos no universo.”
O foguete SpaceX Falcon 9 com o Satélite de Pesquisa de Exoplaneta em Transmissão da NASA (TESS) decola às 18h51.
O próximo caçador de planetas da NASA, o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), lançado com sucesso em um SpaceX Falcon 9 em 18 de abril de 2018. A TESS buscará novos mundos fora do nosso sistema solar para estudos adicionais.
Créditos: NASA Television
Ao longo de várias semanas, a TESS usará seis queimaduras de propulsão para viajar em uma série de órbitas progressivamente alongadas para alcançar a Lua, que fornecerá uma assistência gravitacional para que a TESS possa se transferir para sua órbita científica final de 13,7 dias ao redor da Terra. Após aproximadamente 60 dias de check-out e testes de instrumentos, a espaçonave começará seu trabalho.
"Uma peça fundamental para o retorno científico da TESS é a alta taxa de dados associada à sua órbita", disse George Ricker, pesquisador principal da TESS no Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge. “Cada vez que a espaçonave passa perto da Terra, ela transmite imagens de quadro completo tiradas com as câmeras. Essa é uma das coisas únicas que a TESS traz, o que não era possível antes ”.
Para esta missão de pesquisa de dois anos, os cientistas dividiram o céu em 26 setores. A TESS utilizará quatro câmeras exclusivas de campo amplo para mapear 13 setores que abrangem o céu do sul durante seu primeiro ano de observações e 13 setores do céu do norte durante o segundo ano, cobrindo 85% do céu.
A TESS estará atenta aos fenômenos chamados trânsitos . Um trânsito ocorre quando um planeta passa na frente de sua estrela da perspectiva do observador, causando um mergulho periódico e regular no brilho da estrela. Mais de 78% dos aproximadamente 3.700 exoplanetas confirmados foram encontrados usando trânsitos.
sonda Kepler, da Nasa, encontrou mais de 2.600 exoplanetas, a maioria orbitando estrelas fracas entre 300 e 3.000 anos-luz da Terra, usando o mesmo método de observação de trânsitos. A TESS se concentrará em estrelas entre 30 e 300 anos-luz de distância e 30 a 100 vezes mais brilhantes que os alvos de Kepler.
O brilho dessas estrelas-alvo permitirá aos pesquisadores usar espectroscopia , o estudo da absorção e emissão de luz, para determinar a massa, a densidade e a composição atmosférica do planeta. A água e outras moléculas-chave em sua atmosfera podem nos dar dicas sobre a capacidade de um planeta para abrigar vida.
"Os alvos que a TESS encontrará serão temas fantásticos para pesquisas nas próximas décadas", disse Stephen Rinehart, cientista do projeto TESS no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. "É o começo de uma nova era de pesquisa sobre exoplanetas".
Através do TESS Guest Investigator Program , a comunidade científica mundial será capaz de realizar pesquisas além da missão principal da TESS em áreas que vão desde a caracterização de exoplanetas até astrofísica estelar, galáxias distantes e ciência do sistema solar.
A TESS é uma missão da NASA Astrophysics Explorer , liderada e operada pelo MIT e gerenciada por Goddard. George Ricker, do Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do MIT, serve como investigador principal da missão. As quatro câmeras de campo largo da TESS foram desenvolvidas pelo Lincoln Laboratory do MIT. Outros parceiros incluem o Orbital ATK, o Ames Research Center da NASA, o Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics e o Space Telescope Science Institute. Mais de uma dúzia de universidades, institutos de pesquisa e observatórios em todo o mundo são participantes da missão.
Para mais informações sobre o TESS, vá para:

Nenhum comentário:

Postar um comentário