MARINGÁ É A SEGUNDA CIDADE QUE MAIS FECHA EMPRESAS NO PARANÁ EM 2018 - Saiba Já! Jornal Online

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MARINGÁ É A SEGUNDA CIDADE QUE MAIS FECHA EMPRESAS NO PARANÁ EM 2018

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| ATUALIZADO EM 03/07/2018 ÀS 15:52 |
Diante da crise econômica que ainda assombra o país, o Paraná vem se despontando na geração de empregos, porém a cidade de Maringá está na contramão, em 2017 ela era a quarta do estado que mais fechava empresas, em 2018 está em segundo lugar. Só na av. Brasil (principal área de comércio da cidade) já passa de 180 imóveis fechados. O aumento no fechamento de empresas reflete diretamente no emprego. Sabemos que é um problema nacional, porém o município não criou meios para combater o desemprego no período 2017/2018, não busca novas empresas, não apresenta os atrativos locais, não existe um chamamento, turístico ou empresarial. Novas empresas gerariam a abertura de novas vagas e aqueceria o comércio local.
A prefeitura tem e deve buscar meios para abrir mais vagas de empregos e instalação de novas empresas para assim solucionar dois problemas, o social e o de captação de recursos. O prefeito deve sair para negociar com empresas de fora, porém até agora, não está se trazendo nada de vantagem nesse sentido, pior, em 2017 uma a indústria de alimentos PALMALI deixou o município aumentando o desemprego e agora em 2018 com o anuncio da retomada dos serviços de abastecimento de água e esgoto que eram da SANEPAR e que passará a ser municipal, é provável, que não serão realocados os funcionários, obrigando a empresa demitir, gerando mais desemprego, já que será aberto uma nova empresa. Existe um aumento nas despesas com viagens em 2018, eram até menores em 2017, mas não está rendendo frutos. Será que Maringá tem planos de para acolher os desempregados gerados pela crise econômica?

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia fez campanha focando na geração de empregos e incentivos para as empresa, porém até agora em 2018 não existe políticas publicas eficazes para reduzir o desemprego e não se investe no setor comercial e industrial.



SAIBA COMO UM MUNICÍPIO PODE GERAR MAIS EMPREGOS
Infra-estrutura
As empresas procuram por cidades que ofereçam a infra-estrutura necessária, como rede de esgoto, tratamento de água e esgoto, estradas e eletricidade chegando até as empresas, estação rodoviária com ônibus para a capital e outros. Caso seu município ainda não ofereça estes itens, é melhor começar a investir na área, tanto para o bem da população, quanto para interesses futuros. Criar distritos industriais é uma opção vista com bons olhos pelo mercado.
MARINGÁ PRECISA INVESTIR EM LOGÍSTICA, TECNOLOGIA, TURISMO E MARKETING PARA ATRAIR NOVAS EMPRESA E GERAR MAIS EMPREGOS E RECURSOS.

A logística, suporte e comunicação, são fundamentais para um gestor atrair investimentos para o município


Logística
Muitas empresas e indústrias escolhem aonde irão abrir suas filiais pela localização. Estar perto de aeroportos, estradas e rodovias que interligam os Estados, que passam entre grandes pólos industriais ou que levam aos portos, é um ponto fundamental na escolha do município para as indústrias;
Mão de obra: caso a empresa precise de mão de obra qualificada, é preciso ver se você terá pessoas para oferecer os serviços. As empresas, antes de escolherem onde abrirão novas fábricas e filiais, procuram se informar se a mão de obra da região irá atender suas necessidades. Neste caso, é preciso se antecipar e procurar por parcerias com escolas profissionalizantes;
Suporte
 Um fator pouco analisado pelos gestores, mas considerável pelo setor de Relações Humanas das empresas é o suporte que a cidade oferece para os empresários. Analisa-se se há hotel, hospital, escolas, shoppings ou áreas de lazer no município ou em uma cidade ao arredor. Afinal, a empresa ou indústria terá empresários que virão de outras cidades e levam isto em consideração;
Impostos: algumas cidades colocam o valor do ISS mais baixo que outras. Este é um fator muito importante na escolha do local, pois pode significar uma economia considerável para a empresa. Veja, dentro da Lei, quais as possibilidades cabíveis que podem ser tomadas;
Comunicação
 tenha bons materiais sobre a sua cidade. Crie folders com fotos e informações claras e explicativas, vídeos e tudo o que achar necessário, pois este pode ser o primeiro contato que seu possível cliente tenha com o seu produto, e você não irá querer passar uma má impressão. Saiba que as empresas também levarão em conta o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a sua cidade. Por isso, divulgue para os jornais da cidade, da região e para quantos mais conseguir, todas as melhorias e investimentos que faz no município. Porém, é preciso saber lidar com a situação, quando a mídia está reportando algum problema municipal. Não queira nunca esconder as informações da mídia e informe sempre quais as providências que a Prefeitura irá tomar. Contrate empresas especializadas que poderão te auxiliar.


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